RECICLAR
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
Sacolas feitas com papel reciclável
Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
Símbolos da reciclagem por material
Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado.
Anemia
A Anemia é o estado de saúde onde ocorre diminuição nas hemáceas ou na quantidade de hemoglobina dentro delas. Hemáceas são células do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo corpo.
Os sintomas da anemia são variáveis. Os mais comuns são fadiga, fraqueza, palidez (principalmente ao nível das conjuntivas), déficit de concentração ou vertigens. Nos quadros mais severos podem aparecer taquicardia, palpitações. Afeta também a gengiva.
São múltiplas as causas da anemia, a mais comum ocorre por carência de Ferro na alimentação e é denominada anemia ferropriva.
O diagnóstico deve ser feito através de um hemograma indicado pelo médico.Para prevenir e tratar da anemia, é necessário incluir alimentos fonte de ferro diariamente na alimentação.
Importante: A vitamina C aumenta e melhora a absorção de ferro pelo organismo. Para conseguir maior aproveitamento das fontes alimentares de ferro, combine a ingestão de um alimento fonte de ferro e um de vitamina C (limão, laranja, abacaxi, mamão, acerola, morango, kiwi goiaba, caju, alface, agrião, tomate).
Fontes de Ferro
• Carnes
Carne bovina, fígado, carnes de aves e peixes
• Frutas
Açaí
• Grãos
Os integrais ou alimentos enriquecidos como a farinha de trigo
• Hortaliças
Principalmente as folhosas verde-escuras como agrião, couve, cheiro-verde, taioba (exceto espinafre)
• Leguminosas
Feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha
• Açúcares
Melado de cana, rapadura, açúcar mascavo
Hipertensão Arterial
A Hipertensão arterial ou “pressão alta” ocorre quando a pressão que o sangue exerce sobre os vasos é maior ou igual a 14 mm/Hg por 9 mm/Hg.
Estes valores devem ser considerados após medidos com freqüência e em dias diferentes.
Os vasos de quem sofre de pressão alta e não toma os devidos cuidados são constantemente machucados devido a pressão interna. Com o tempo, eles podem romper-se ou entupir causando o infarto, AVC e falência dos rins.
A Pressão Alta na maioria das vezes é herdada dos pais (fator hereditário), porém hábitos de vida inadequados (obesidade, alta ingestão de sal, ingestão de bebidas alcoólicas e sedentarismo) podem levar à hipertensão.
Geralmente, a pessoa que têm a pressão alta não sente nada. Alguns sintomas como dor de cabeça, mal estar, vertigens costumam ocorrer quando a doença já está instalada por algum tempo.
A Pressão alta pode ser tratada, mas não curada.
O tratamento dura a vida toda e é baseado em medicamentos antihipertensivos, restrição alimentar (principalmente de sal e bebidas alcoólicas) e atividade física.
Vitamina C
A vitamina C ou ácido ascórbico é uma molécula usada em muitas reações nas células do corpo humano. Além disso é um poderoso antioxidante e pode ser usado para transformar os radicais livres, que são prejudiciais ao organismo e colaboram para o envelhecimento precoce das células, em formas inativas.
O consumo regular de vitamina C traz vários benefícios, entre eles:
• Favorece a formação dos dentes e ossos
• Ajuda a resistir às doenças
• Previne gripes, fraqueza muscular e infecções. Este ponto é disputado, havendo estudos que não mostram qualquer efeito de doses aumentadas
• Ajuda o sistema imunológico e a respiração celular, estimula as glândulas supra-renais e protege os vasos sanguíneos
Por não ser produzida pelo organismo, a carência de vitamina C surge quando não há um consumo suficiente. A falta de vitamina C causa uma doença conhecida por escorbuto.
As principais fontes de vitamina C são : Morango, melão, laranja, limão, acerola, couve, abacaxi, mamão, manga, caju, pimentão, maracujá, tomate, repolho cru, goiaba, kiwi, camu-camu, batata, entre outras, sendo a acerola a fonte de maior potencial - trinta vezes mais rica em Vitamina C que a laranja.
A recomendação de consumo de vitamina C para um indivíduo adulto é de aproximadamente 60 mg/dia. Esta quantidade pode ser facilmente obtida no consumo de 1 unidade de kiwi, 1 xícara de chá de melão picado, 1 xícara de chá de morango, 1 copo (200 ml) de suco de laranja, 1 xícara de chá de couve e meia xícara de brócolis.
A vitamina C é bastante sensível à luz e ao calor, por isso para ingerir uma quantidade maior de vitamina, deve-se consumir o alimento fonte imediatamente após o preparo ou corte.
Agora que você já sabe, não perca mais tempo!
Além de estar presente em alimentos deliciosos, a Vitamina C te ajudará muito a manter-se saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário